.

 Inscreva-se Para Receber meu

TREINAMENTO SEMANAL GRATUITO

Sobre  Como Construir um Negócio Incrível, Estratégias de Simples Implementação, Ferramentas Práticas que te tragam mais Sucesso, Vendas & Clientes, Empoderamento, Mentalidade Próspera com Alto-Astral e Bom-Humor. 

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como Identificar Oportunidades por Trás das Dificuldades

20/07/2017

Durante minha jornada atendendo a inúmeras empresárias, chego à conclusão que uma das características mais importantes de uma empreendedora é a capacidade de lidar com problemas. Por mais que evidentemente ninguém queira ter e passar por situações de adversidade, é simplesmente impossível que não existam em nosso dia-a-dia de negócios e na vida.

Outra característica essencial é o otimismo. É realmente difícil encontrar uma empreendedora de sucesso que seja negativa ou pense que as suas ideias não darão certo. E torna-se ainda mais complexo lidar com situações adversas com essa mentalidade contrária.

Para identificar as oportunidades por trás das dificuldades que, acredite, sempre aparecerão, conseguir unir essas duas características será fundamental para garantir a melhora da situação. E é justamente isso que difere as empresárias entre o sucesso e o fracasso.

 

É Impossível Empreender sem Dificuldades?

 

A resposta objetiva para essa questão é: sim, é impossível empreender sem passar por um perrengue ou outro. O que pode gerar divergências está no grau de dificuldade e importância desses obstáculos. Se é relativamente inimaginável não se defrontar com desafios, a forma de lidar com eles varia muito de pessoa para pessoa.

Você, mulher empreendedora precisa estar preparada para uma série de variáveis: organização, finanças, operação, fornecedores, governo, tributação… São diversas as áreas e os grupos de interesse dentro de um negócio e, claro, manter tudo sob controle seria uma tarefa árdua.

É justamente por isso que os problemas são quase que obrigatórios na vida da mulher empreendedora. Todavia, as grandes empreendedoras não enxergam as dificuldades como um problema, mas sim como uma oportunidade.

 

Dificuldade Transformada em Oportunidade

 

Não digo que seja uma tarefa simples essa mudança de mentalidade (ou mind set como dizem por aí). É muito fácil falar que todo desafio é uma oportunidade até que eles realmente apareçam. Uma famosa frase define bem essa situação: “na prática a teoria é outra”.

Isso, porém, não significa que essa situação deve ser usada como desculpa para não enfrentar esses problemas como uma visão otimista. No final, todo desafio sempre apresenta uma grande oportunidade de melhoria ou de mudança – e é assim que você eu te convido a encará-los.

 

Como Identificar as Oportunidades por trás das Dificuldades de Mercado?

 

Se você tem dificuldade com o aspecto emocional quando os problemas surgem, não se desespere. É possível trabalhar muito bem esse aspecto e ter resultados cada vez melhores.

É nesse aspecto que reside a importância de ser otimista acima de tudo. Acreditar realmente que uma dificuldade pode ser convertida em oportunidade é o primeiro passo para mudar sua perspectiva e reverter o cenário. Do contrário, teremos sempre a mente jogando contra – o que será sempre um grande problema.

Uma vez que a mentalidade estiver a seu favor, passe a olhar para os desafios buscando a causa deles. Nenhum problema surge do nada: sempre há um motivo para que a situação se converta em uma dificuldade.

 

Identificando oportunidades na prática

 

Suponha que a questão seja financeira. Foram as vendas que foram ruins? Não conseguiu colocar novos clientes em sua agenda? Os custos das ferramentas aumentaram? Houve a necessidade de um investimento adicional? Todas essas situações podem acarretar em dificuldades financeiras ao fechamento de um mês (ou até mesmo um período maior).

Neste caso você, empreendedora, tem duas possibilidades: lamentar a situação atual torcendo para tudo melhorar ou buscar encontrar oportunidades nesse tipo de situação. E é o segundo perfil que consegue encontrar oportunidades por trás das situações complicadas.

Ainda seguindo o exemplo de um problema financeiro, vamos supor que você encontre uma queda nas vendas em determinado mês. Ora, essa é uma excelente oportunidade para ir a fundo nessa temática e buscar compreender que outros aspectos influenciaram nessa queda. Fazer esse exercício pode ser até divertido e trazer novas ideias para implementar no seu negócio.

E mesmo que pareça algo simples, são muitas as possibilidades. Houve a abertura de uma loja concorrente próximo ao seu negócio? Seus vendedores estão abordando os clientes da forma correta? Os preços aumentaram? São perguntas como essas que ajudarão a encontrar o caminho correto para a solução.

Perceba, porém, que encontrar essas soluções sempre exigirá atitude e questionamentos internos. E isso precisa virar uma rotina na hora de buscar respostas para determinados problemas. Só agindo dessa maneira que será possível encontrar as grandes oportunidades dentro dos problemas do seu negócio.

 

 

Pronta para abrir sua mente a novas possibilidades?

Agende sua Sessão Estratégica  clicando Aqui!

Postado por Renata



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Re facebook1

           Renata Werner

Business Coach para Empresárias e Empreendedoras, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching  e absolutamente apaixonada por marketing digital onde desenvolveu seus Programas de Desenvolvimento e Capacitação Online “Mulher StartUP! & Empresária S.A. – Sou uma incentivadora do empreendedorismo feminino, colaborando na estruturação do SEU negócio e modelo de atendimento digital constituído e baseado em seus talentos únicos e poder pessoal.

Buscar no Blog

CLIQUE E PARTICIPE

 

Porto Alegre - Flores da Cunha
Rio Grande do Sul

Fone: 51 9 9604-6764

E-mail: Renata@RenataWerner.com.br